PRÁTICAS AMBIENTAIS

Desenvolvemos diversas ações que visam ao mesmo tempo diminuir o impacto ambiental e fomentar projetos sustentáveis no espaço onde fabricamos nossas cervejas. 

Podemos destacar nesse sentido que a cervejaria Zapata foi projetada numa antiga casa na parte alta do terreno onde se produziam cogumelos de modo a não termos perda energética, que se daria na demolição de algo que já existe para se construir outro espaço. 

Assim, readaptamos nossa fábrica, visando a setorização e a otimização desses espaços pré-existentes, nos quais os processos fabris aproveitam ao máximo da gravidade, por meio do declive natural do terreno onde foi instalada. Essa escolha permite minimizar os desgastes na manutenção de bombas e demais equipamentos além de reduzir o consumo de energia elétrica.

O sítio del bosque que abriga a cervejaria foi pensado seguindo a lógica do SIPA - sistema integrado de produção de alimentos - baseado em princípios agroécológicos e de permacultura - sendo composto por:

 

  • 1 hectare de mata nativa preservada com uma fonte natural de água.

  • uma zona intermediária natural que serve para absorver e neutralizar os resíduos líquidos oriundos da fábrica, formando assim uma borda de proteção para a mata nativa que conta com um caminho de bananeiras e outras plantas que servem de filtros biológicos como papiros, juncos, lírios, taiobas, entre outros.

  • o bagaço de malte que constitue parte dos resíduos sólidos da produção de nossas cervejas é reaproveitado por produtores vizinhos como alimento para seus animais que, em troca, nos oferecem mel, leite para fazermos nossos queijos, entre outros insumos.

  • uma área de 0,2 hectares que serve ao mesmo tempo para ao cultivo de cítricos variados que serão utilizados na feitura das cervejas zapata e na confecção de outros produtos da manteiga e do fermentador, e para abrigar as nossas galinhas - cujos ovos servem de alimento na nossa cantina.

  • uma horta que fornece parte dos alimentos consumidos pela equipe da Zapata nas refeições diárias além de fornecer também outros insumos das cervejas Zapata e demais produtos da Manteiga e Fermentador.

  • um sistema de composteira que permite que grande parte do lixo orgânico proveniente do dia a dia de trabalho e alimentação de nossa equipe seja reaproveitado como nutriente para nossa horta, fechando assim um ciclo permacultural essencial.