20210118_0003.jpg

QUEM SOMOS

A ZAPATA cervejaria rural foi fundada em 15 de janeiro de 2015 e tem sua origem no movimento cervejeiro caseiro e nos diretórios acadêmico da UFRGS desde 2009.

Se tornou a pioneira no conceito das Farmhouse Breweries Brasileiras trazendo mais de 50 rótulos já criados numa identidade original que transita entre o rural e o urbano, tendo como inspiração a contra-cultura e os movimentos de libertação dos anos 70 na América-latina. 

Temos como pilares a sustentabilidade e a produção de cervejas autorais, através da busca constante por receitas que valorizem novos insumos, lúpulos, maltes, ervas, flores, frutas, madeiras e as mais lindas e travessas leveduras e bactérias. Buscamos na natureza a fonte de inspiração para nossas receitas. Nossa sede se encontra no Sí­tio Del Bosque situado na zona rural de Viamão, RS, inserido na Mata Atlântica região que é polo de produção orgânica no Estado. Nos 4 hectares de área aplicamos um design de permacultura e princípios agroecológicos.

Nossa marca se pauta na sustentabilidade e nos seus pilares sócio-ambientais:

 * Cuidamos do nosso entorno e estamos diariamente avaliando os possíveis impactos ambientais, respeitamos os ciclos energéticos e a sazonalidade no nosso processo produtivo; 

 * Lutamos pela diversidade no ambiente de trabalho e temos uma pauta ética que busca a equidade de gênero, classe e orientação sexual na composição de nossa equipe ;

 * Nossas receitas, rótulos e identidade visual se constroem num ambiente dialético e colaborativo, inspirados por paisagens, lembranças, memórias afetivas e sensoriais, além de técnicas autorais. 

 * Aproximamos pessoas, ideais e lutas reais num projeto inovador cujos propósitos se baseiam nos ideias das "empresas B”.

Filipe Araujo de Paula

Fundador & Cervejeiro Central